A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros recebe na segunda-feira (17/3), a partir das 8 horas, prefeitos e secretários de saúde de 54 municípios que compõem a sua área de atuação para a realização do encontro Conexão Minas-Saúde Regional. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva fortalecer o vínculo entre os municípios e as 28 Unidades Regionais de Saúde.
Entre outras lideranças, o encontro contará com a participação do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Renan Guimarães de Oliveira; da superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; do presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Guilherme Leal Andrade; além de representantes e dirigentes do Conselho Estadual e conselhos municipais de saúde.
Na avaliação da superintendente regional de Saúde, Dhyeime Marques, “o encontro proporcionará aos gestores criar um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimentos e experiências, levando em conta as peculiaridades e também as potencialidades existentes em cada uma das sete microrregiões que compõem a área de atuação da SRS”.
O Conexão Minas Saúde será realizado das 8 às 17 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), e abordará vários temas, entre eles: a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Saúde e os territórios de abrangência; governança regional, planejamento e instrumentos de gestão; responsabilidade dos gestores enquanto ordenadores de despesas e prestação de contas; vigilâncias em saúde; rede de atenção e acesso aos serviços de saúde.
Para cada município foram disponibilizadas três vagas: prefeito; gestor municipal de saúde e uma referência técnica do município que atue nas articulações entre a gestão e a organização dos serviços de saúde voltados para o atendimento de demandas da população.