A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, recebe, na quarta e quinta-feira, 26 e 27/2, no anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - unidade Divinópolis, a Força Estadual do SUS para uma capacitação com o objetivo de preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses. Profissionais da assistência, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos 53 municípios da da macrorregião de Saúde Oeste estão sendo preparados para o manejo correto dos casos suspeitos de arboviroses, evitando, assim, agravamento da doença e óbitos.

O objetivo da capacitação voltada aos médicos e enfermeiros de Atenção Primária é preparar as equipes de manejo clínico das arboviroses para os cuidados com pacientes. Em 2024, o Estado de Minas Gerais teve mais de 1.3 milhão de casos confirmados por dengue. Destes, 1100 vieram a óbito em decorrência da doença. Na macrorregião de Saúde Oeste, os casos confirmados ultrapassaram os 100 mil, com 79 óbitos. Os dados são do painel de arboviroses (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel )

“Promover esta atualização dos médicos e enfermeiros dos serviços de saúde municipais sobre o manejo clínico das arboviroses é uma forma de identificar em tempo oportuno a doença, conduzir o tratamento de forma adequada conforme a gravidade da doença e, dessa forma, evitar os óbitos. Este é o foco da Força Estadual do SUS”,  destacou a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Lencine Ferraz.

Foto: SRS Divinópolis

A referência de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Nayara Dornela, ressaltou a importância dos municípios participarem desta capacitação para prepará-los para um cenário de epidemia para que a população acometida pela doença receba o tratamento em tempo oportuno, principalmente crianças. “Ano passado, na maior epidemia do estado, a macrorregião de Saúde Oeste teve sete óbitos em crianças. Por isso, a necessidade de um bom e adequado atendimento porque a dengue é uma doença que o paciente precisa ser atendido no lugar certo, tempo certo, seguindo o protocolo já estabelecido pelo Ministério da Saúde”, frisou a referência de Vigilância Epidemiológica da SRS Divinópolis.

 

Força Estadual do SUS/MG

Instituída pela resolução SES nº 9994, de 17 de fevereiro de 2025, a Força Estadual SUS é composta por uma equipe de sete médicos e cinco enfermeiras, que têm como finalidade potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, nos surtos, endemias e pandemias, nos desastres ambientais naturais ou tecnológicos que impactem na desassistência à população e nas situações que configurem situação de emergência identificada pela SES-MG, ou calamidade pública decretados pelos municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.

 

Situação epidemiológica em 2025

Em 2025,  foram confirmados mais de 16 mil casos de dengue em Minas Gerais até o momento. Destes, 05 vieram a óbito. Na macrorregião de saúde Oeste foram 621 casos de dengue, nenhum confirmado até a data de hoje (26/02/2025). Os dados são do painel de arboviroses (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel)

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão