“Arboviroses na Prática: Do Controle à Assistência”. Esse é o tema do encontro que a Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou na terça-feira, 25/2, em Taiobeiras, envolvendo a participação de profissionais de saúde de 16 municípios. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva atualizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o manejo clínico das arboviroses: dengue, chikungunya, zika vírus e da febre amarela, sobretudo nesta época do ano em que ocorre maior quantidade de casos notificados de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica, Aline Lara Cavalcanti Oliva explica que “o trabalho que a Força Estadual do SUS está realizando em todas as regiões do estado visa reforçar junto aos profissionais de saúde que o manejo adequado de pacientes com suspeita de terem contraído alguma das arboviroses é de fundamental importância para evitar que as situações de saúde sejam agravadas, com risco de ocorrência de óbitos. Além da notificação dos casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus, o diagnóstico oportuno é importante para a condução dos tratamentos. Por isso, o trabalho da Força Estadual do SUS visa estimular o compartilhamento de experiências entre os profissionais de saúde e a organização dos serviços”.
Lembrando que em 2024 o estado vivenciou o pior cenário epidêmico das arboviroses, com mais de 1,6 milhão de casos prováveis, Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, enfatiza que “o apoio da Força Estadual do SUS constitui importante iniciativa da SES-MG visando potencializar as ações dos serviços municipais de vigilância em saúde e de atenção primária, o que, consequentemente, poderá refletir na redução de pessoas acometidas pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, bem como a quantidade de óbitos”.
O encontro realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo, em Taiobeiras, reuniu profissionais de saúde de 16 municípios: Berizal; Curral de Dentro; Indaiabira; Montezuma; Ninheira; Rio Pardo de Minas; Santo Antônio do Retiro; São João do Paraíso; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo; Santa Cruz de Salinas; Fruta de Leite; Novorizonte; Padre Carvalho; Rubelita e Salinas.
Foram abordadas questões relativas ao atual cenário e o perfil epidemiológico das arboviroses; previsão de surtos; notificação compulsória de casos; plano de contingência; vigilância laboratorial; estudos de casos clínicos; manejo das arboviroses e investigação de óbitos.
Além da superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica o encontro contou com a participação das referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SRS Montes Claros, Thaís Emanuely de Freitas Teixeira, Cássia Neli Morais e Ronildo Barbosa, além da médica infectologista pediátrica, Lara Jhulian Tolentino Vieira, que atua no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Ampliado de Montes Claros e integra a equipe da Força Estadual do SUS.
Janaúba
Em Janaúba o encontro da Força Estadual do SUS será realizado na quarta-feira, 26/2, a partir das 8h30, no auditório Marly Sarney, seguindo a mesma temática que a SES-MG está abordando em todas as regiões do estado.
Foram mobilizados para a participação no evento profissionais de saúde atuantes em Catuti; Espinosa; Gameleiras; Jaíba; Janaúba; Mamonas; Matias Cardoso; Mato Verde; Monte Azul; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Riacho dos Machados; Porteirinha; Serranópolis de Minas e Verdelândia.