A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou nesta segunda-feira, 24/2, reunião técnica de acolhimento dos coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) dos 54 municípios que compõem a sua área de atuação. Organizado pela Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde, o evento realizado no auditório da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) teve o objetivo de repassar orientações e alinhar o trabalho dos municípios com a SRS Montes Claros, visando o fortalecimento dos serviços de atenção primária e, consequentemente, viabilizando a melhoria do acesso da população.
“A Atenção Primária à Saúde desempenha uma função de fundamental importância no SUS (Sistema Único de Saúde) por ser a porta de entrada dos usuários e a ordenadora do cuidado. Por isso, os profissionais que atuam nesse segmento precisam conhecer a realidade da população, os serviços disponíveis em toda a rede de saúde para que os usuários tenham acesso a tratamentos em tempo adequado e com qualidade”, ressaltou a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques.
Ainda na abertura do encontro, a superintendente observou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem investido recursos financeiros na melhoria da estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) “o que evidencia a importância dos serviços de atenção primária no contexto da saúde pública”.
Além do apoio técnico disponibilizado aos municípios, Dhyeime Marques anunciou que a partir de abril a SRS Montes Claros vai iniciar a realização de encontros com as equipes municipais de Atenção Primária com o objetivo de reforçar o relacionamento da SES-MG com os municípios, além de atualizar e alinhar informações sobre os diversos programas voltados para o incremento dos serviços de APS.
João Alves Pereira, coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS, observou que “o alinhamento de informações e ações entre os municípios e a SES-MG consequentemente refletirá no alcance de resultados em benefício direto da população usuária do SUS, no que se refere à melhoria do acesso e à qualidade dos serviços prestados”.
Com a participação de referências técnicas de diversas áreas da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde a reunião de acolhimento abordou, entre outros assuntos as atribuições dos coordenadores de APS; a Política Estadual de Promoção da Saúde; financiamento estadual e federal da atenção primária à saúde; sistemas de informação em saúde; e Equipes Multidisciplinares (e-Multi).