Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos das arboviroses e também eliminar os focos do mosquito transmissor dessas doenças, foi realizado no dia 22/2 em todo o estado de Minas Gerais, o Dia D da ação “Minas Unida no combate ao Mosquito”, e os municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora também participaram da ação.
Foram realizadas ações de orientação à população de casa em casa, entrega de material informativo, recolhimento de lixo e entulhos, blitz educativa, passeata e palestras nas escolas. Os municípios também fizeram panfletagem, realizaram momentos de conversa e de conscientização, além de mutirão de recolhimento de objetos acumuladores de água.
Para o superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, essas ações vêm fortalecer o combate às arboviroses em todo território. “Nossas maiores preocupações estão relacionadas principalmente à circulação no estado dos sorotipos 3 e 4 da dengue, que não circulavam há mais de 10 anos e, por isso, uma grande parte da população é suscetível”, ponderou o superintendente.
Painel de Casos Notificados
No ano de 2025, conforme informado no painel temático de Arboviroses Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) disponível no link http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/paineis-tematicos/ nas microrregiões de Juiz de Fora, Lima Duarte, Santos Dumont e São João Nepomuceno/Bicas, são 864 casos prováveis de dengue notificados e 415 casos confirmados de dengue.
Não há óbito em investigação ou confirmado. Em relação à chikungunya, nesta mesma região, há 18 casos prováveis da doença e 16 casos confirmados. Não há óbitos em investigação ou confirmado. Não há casos prováveis, nem confirmados de zika nestas microrregiões. Esses dados são sujeitos a alterações.
Segundo a referência técnica em Arboviroses da SRS Juiz de Fora, Andréa Pedretti, o Dia D de mobilização no território da SRS Juiz de Fora tem grande relevância, pois traz visibilidade para as questões relacionadas ao combate das arboviroses, especialmente no que diz respeito às ações de prevenção. Segundo a referência, a conscientização e mobilização da sociedade na prevenção da proliferação do mosquito são fundamentais para o sucesso desta atividade, pois a prevalência de focos do mosquito nas residências é uma realidade. “Esperamos que, com uma grande adesão dos municípios do território, possamos reduzir as taxas de incidência, especialmente de dengue, que já começam a se tornar preocupantes em algumas regiões” , concluiu Andréa.
Pontos importantes para a prevenção das arboviroses que devem ter o apoio da população:
- Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas
- Manter caixas d'água tampadas
- Colocar tela nos ralos de água da chuva
- Secar pneus e protegê-los da chuva
- Limpar calhas da residência
- Escovar os pratos e trocar a água dos pets (1x por semana)
- Manter piscinas limpas e com água tratada