A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 12/11, o III Encontro Gerencial de Coordenadores Municipais da Vigilância Sanitária. O evento, que é uma iniciativa estratégica vinculada ao Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde (IQGMS), contou com a presença de referências técnicas do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da regional e dos municípios da macrorregião de Saúde Leste.

A agenda teve como principais pautas a apresentação dos resultados do II Monitoramento do IQGMS de 2024, promovendo discussões sobre os desafios enfrentados pelos profissionais na implementação das ações de vigilância sanitária, e a exposição dos resultados do Programa de Descentralização de Ações de Vigilância Sanitária (PDVISA) de 2023.

III Encontro Gerencial de Coordenadores Municipais da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é um dos eixos trabalhados com os 51 municípios da macrorregião de Saúde Leste, no âmbito do Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde. A proposta busca estimular a qualificação dos processos gestores, a partir da análise quadrimestral de desempenho, e da realização de encontros gerenciais respectivos, que permitem mapear com precisão as fragilidades do serviço, de tal modo a intervir sob as mesmas.

A abordagem do Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde (IQGMS) é fundamentada nos ideais do ciclo de melhoria contínua, sendo os melhores desempenhos, premiados, ao final do ano, com um certificado de qualidade, explica Romulo Gusmão, superintendente Regional de Governador Valadares. “Isso nos permite movimentar diversos atores e programas, e a Vigilância Sanitária (Visa) é muito relevante, pois estamos buscando, neste caso, fortalecer a proteção da saúde e entregar valor com ações de prevenção primária robustas”, destacou o superintendente.

26.11.2024-Visa2-Geovana Ferreira

Durante o evento também foram compartilhadas as experiências exitosas em vigilância sanitária dos municípios de Divinolândia de Minas, Resplendor e São João do Manteninha, de acordo com a Resolução SES/MG nº 9.081, de 18 de outubro de 2023.

Ivana Nogueira, coordenadora da Vigilância Sanitária de Santa Maria do Suaçuí, ressalta a importância da realização de encontros gerenciais. Segundo ela, “são fundamentais eventos como esse para podermos ter ciência do que precisamos cumprir em nossa área técnica. A gente também aprende com a experiência de outros colegas e a realidade de cada um nos ajuda a realizar os índices apresentados.”

26.11.2024-Visa3-Geovana Ferreira

Lucilene Martins, coordenadora da Vigilância Sanitária de Divinolândia de Minas, também destacou a importância da interação para o aprimoramento profissional. “É um ótimo momento de troca de ideias e experiências com outros colegas de profissão.”

Luzia Rodrigues, coordenadora da Vigilância Sanitária da regional de Governador Valadares, relata que “o encontro contou com uma boa participação das vigilâncias municipais e destacou-se pela relevância das apresentações das experiências exitosas, as quais mostraram que é possível conciliar as dificuldades do dia a dia de vigilância sanitária com a garantia mínima de bons serviços oferecidos à população”.

Com o evento realizado é esperada a melhoria dos processos de trabalho e o fortalecimento da gestão dos coordenadores de vigilância sanitária, além de possibilitar mais aprendizado com as experiências exitosas e aproximação entre as referências do setor.

Por Geovana Ferreira - estagiária sob supervisão / Fotos: Geovana Ferreira

Enviar para impressão