Prestar cuidados médicos à distância por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação. Esta é a definição da Telemedicina, serviço que passará a ser prestado no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) Circuito das Águas. O serviço foi inaugurado dia 6/11, na sede do Consórcio, em São Lourenço, e contou com a presença de representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha.

A execução do serviço será realizada por meio de agendamento prévio na sede do consórcio. O paciente será atendido em horário marcado e, antes da consulta, passará por um acolhimento realizado por uma equipe de enfermagem, que garantirá todo o suporte necessário para o atendimento. De acordo com o secretário Executivo do CIS Circuito das Águas, Josimar Reis, a implementação da telemedicina é um grande avanço para a saúde pública da região. “Com este projeto, conseguimos benefícios como otimização do atendimento e redução de custos, além da maior eficácia na integração dos serviços de saúde, o que permite um monitoramento remoto mais eficiente e melhoria na qualidade do atendimento”, destacou Josimar. A secretária municipal de Saúde de São Lourenço, Erika Junger de Toledo Ramos, lembrou dos benefícios referentes à formação e capacitação de profissionais, que virão com o início do serviço.

A SRS Varginha esteve representada no evento pela referência técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) Digital, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS/SRS), Andrezza Souza Lima, pela referência técnica da Rede de Urgência e Emergência e Rede Hospitalar, Edson Roberto Muniz (CRAS/SRS), e pelo superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara. Andrezza, que tem acompanhado a elaboração, discussão, e construção do Plano de Ação de Transformação para Saúde Digital na macrorregião de Saúde Sul ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, ressaltou a grandiosidade desta inauguração. “Hoje participamos de um marco para a região de Saúde de São Lourenço, no que diz respeito ao avanço de iniciativas que estão sendo construídas para ampliação de acesso à saúde ao usuário”, ressaltou.

Foto: SRS Varginha

Sobre a ampliação do acesso, destacada por Andrezza Lima, o superintendente Luiz Paulo Riceputi completou afirmando que “o acesso à atenção especializada ainda é um grande desafio para o SUS. Dessa forma, a Telemedicina torna-se ação estratégica, ofertando teleconsultas e telediagnósticos que ampliam e auxiliam na garantia do acesso às diversas especialidades da saúde, contribuindo para a integralidade da atenção do cidadão, auxiliando sobremaneira na efetivação do direito à saúde." 

O serviço beneficiará os 17 municípios que compõem o CIS Circuito das Águas, e tem seu início oficial previsto para 17/11.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão