Levando o nome do Estado de Minas Gerais para o nordeste, Victor dos Reis Santiago, servidor da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas há 5 anos, apresentou nesta quarta-feira, 06/11, um trabalho cujo título é “Implantação e Atuação de um Comitê Gestor de Qualidade (CGQ) para Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Regionalizados”, no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (5º PPGS) em Fortaleza, no Ceará.
O congresso é de iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e ocorreu no período de 3 a 6/11. O tema do congresso trouxe palavras que traduzem intenções e premissas: “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”.
Victor dos Reis Santiago apresentou um relato de experiência no eixo 3 - Relações federativas, regionalização e regulação em saúde. O trabalho desenvolvido é referente a implantação e atuação de um Comitê Gestor de Qualidade para Centros de Especialidades Odontológicas Regionalizados, que faz parte de um programa da Rede de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A política de implantação de Comitês Gestores de Qualidade se iniciou em novembro de 2022. São colegiados com representação das esferas de gestão municipal e estadual, responsáveis pela proposição, monitoramento e avaliação de ações que visem qualificar a assistência prestada nos CEO e o acesso dos usuários a estes serviços. Nos encontros dos colegiados os membros podem ter um olhar ampliado sobre fragilidades do território e corresponsabilização sobre o acesso e ao funcionamento desses serviços voltados para a saúde bucal, que possui alguns pontos de atenção como na Unidade Básica de Saúde, CEO e setor de Regulação em Saúde, já voltado para a atenção hospitalar.
As reuniões ocorrem no mínimo semestralmente e a SRS Patos de Minas acompanha os cinco CEO da macrorregião de Saúde Noroeste, que ficam nos municípios de Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Patos de Minas, João Pinheiro e Vazante.
Victor dos Reis Santiago, que é referência técnica da rede de saúde bucal da SRS Patos de Minas, afirma que nesses CGQ, os coordenadores municipais de saúde bucal deixam de ser somente agentes de encaminhamento dos usuários e passam a integrar o processo até sua conclusão.
Esses CGQ, além de monitorar, avaliar e melhorar a qualidade dos atendimentos, também beneficiam o usuário e contribuem para melhorar a assistência na rede. “Isso permite prevenir e tratar as doenças bucais, reduzir o sofrimento dos usuários e incrementar ações educativas e de conscientização, contribuindo para a melhoria da eficácia do sistema de saúde” finaliza Victor.
Essa mesma experiência apresentada no congresso do Ceará, foi aceita e será apresentada ainda neste mês, entre os dias 21 e 22/11, na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, em Brasília.