A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares realizou, no dia 5/11, a última reunião ordinária do Comitê Gestor Regional de Atenção Hospitalar do ano de 2024. O evento contou com a presença de representantes de hospitais dos municípios de Mantena, Santa Maria do Suaçuí, Divinolândia de Minas, Conselheiro Pena, Resplendor, Governador Valadares, além de referências técnicas da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da regional e gestores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS Regional).
As pautas abordadas envolveram a apresentação dos resultados das últimas reuniões realizadas pelo comitê, incluindo os relatórios da Comissão Macrorregional de Monitoramento do Módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas, referente ao 1° quadrimestre de 2024; da Comissão Temática de Atenção à Saúde do Módulo Plataforma da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas, também referente ao 1° quadrimestre de 2024; e da Comissão Temática de Atenção à Saúde do Eixo PNGC (Programa Nacional de Gestão de Custos) do Projeto OtimizaSUS da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas, igualmente referente ao 1° quadrimestre de 2024.
Além disso, foram discutidas a atualização do status dos convênios vigentes, que envolvem a implantação de 10 leitos de UTI do Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Resplendor, e de um tomógrafo no Hospital Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí.
Questões relacionadas à Vigilância em Saúde foram ainda incluídas nas discussões, abordando a situação de Alvarás Sanitários, status de implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente e Rede de Soroterapia Macrorregional.
A reunião foi encerrada com um balanço do número de encontros realizados e das pautas discutidas, gerando a oportunidade de refletir os avanços e desafios da Atenção Hospitalar na Macrorregião.
Leonardo Vilarino, gestor do Hospital São Vicente de Paula, no município de Mantena, disse que “as reuniões do comitê são muito importantes para trazer e ouvir propostas, uma vez que os problemas são os mesmos, mas cada território tem suas dificuldades.” Ele também ressaltou que esses encontros são essenciais para alinhar ideias e melhorar a comunicação, fazendo com que os hospitais entendam o processo de trabalho em rede.
Fernando Martins, gestor do Hospital Evangélico e do Hospital São Vicente de Paula de Mantena, salientou que a experiência de estar no encontro foi bastante positiva. Segundo ele, é notável que o Estado está coordenando ações e ajudando os hospitais a trabalharem em rede. “Quanto mais próximo o Estado estiver dos territórios, onde os problemas ocorrem, mais fácil será de solucioná-los e ter mais resultados favoráveis”, finalizou.
Para o dirigente regional de Saúde, da SRS Governador Valadares, Romulo Gusmão, o Comitê de Atenção Hospitalar é um espaço de governança que vem se fortalecendo a cada dia, por meio da participação ativa dos atores que, nas palavras do dirigente, “tornam vivo o debate das principais necessidades locais”. Segundo ele, o encontro é “um momento em que temos a possibilidade de analisar o cumprimento de pactos; de responsabilidades e compromissos, assumidos por uma rede de atores e serviços; e de conversarmos sobre desempenho assistencial”, disse. Rômulo ainda ressaltou que os avanços em 2024 foram inegáveis. “Houve a habilitação de novos serviços; implantação de novas estruturas de apoio diagnóstico; ampliação da oferta de cirurgias eletivas”, lembrou. Porém, ainda segundo o dirigente, há desafios a enfrentar. “Precisamos, acima de tudo, nos apropriar melhor da capacidade instalada dos polos da microrregião de Saúde; ampliar sua resolubilidade. Nada disso se consegue sem espírito público, e uma visão de região solidária e cooperativa”, finalizou Rômulo.