Os 15 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizaram nos dias 21 e 22/2, o Dia D de mobilização contra a dengue, como parte da ação Minas Unida contra o Mosquito, com a participação dos agentes de controle da dengue, profissionais de saúde, polícia militar e corpo de bombeiros, além da população local, nessa força tarefa de mobilização para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti para o controle da doença. A ação ocorre em todo o estado de Minas Gerais.

A mobilização contou com várias ações, como mutirão para remoção e eliminação dos possíveis criadouros, orientações à população por meio de palestras e panfletos explicativos sobre a forma de transmissão e sintomas da doença, maquetes de domicílio que mostraram os tipos de criadouros, e, que de forma lúdica, ensina tanto as crianças como adultos sobre a importância de medidas simples para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

Foto: GRS Leopoldina

A referência técnica das arboviroses da GRS Leopoldina, Sirlene Valverde França, reforçou a importância da ação. “A melhor forma de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes, como dengue, chikungunya e Zika, se dá quando há participação de todos em parceria com o mesmo objetivo, ou seja, concentrando na eliminação dos criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. Isso é possível com medidas simples, rotineiras e permanentes, que devem ser realizados durante todo o ano e mais ainda no período de maior ocorrência da doença, que se dá entre dezembro a maio”, disse Sirlene.

Segundo Janine Barbosa Fajardo, referência de Mobilização da GRS Leopoldina, os mobilizadores dos 15 municípios se empenharam bastante em organizar as ações do Dia D, com foco na intensificação na eliminação de criadouros do mosquito, evitando assim a ocorrência da doença.

Foto: GRS Leopoldina

Por GRS Leopoldina