Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025 a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, promoveu os eventos de Imersões na Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada e Atenção Hospitalar, e capacitação com o tema “Prevenção e Tratamento de lesões: cuidados essenciais e tipos de coberturas”. Os eventos tiveram como objetivos aprimorar conhecimentos, atualizar as políticas e diretrizes de saúde estaduais e federais, além de orientar a implementação de ações estratégicas na oferta do cuidado em saúde aos municípios da área de abrangência da SRS Barbacena. 

As Imersões iniciaram nos dias 14 e 15/1 com os representantes da Atenção Primária à Saúde (APS), abrangendo os secretários de saúde, coordenadores da APS e profissionais da assistência. 

Já no dia 17/2 foi a vez da Atenção Hospitalar, sendo o público alvo, os secretários de saúde, representantes dos hospitais e referências técnicas municipais. Por fim, a Atenção Especializada, com recorde de público (119 participantes) ocorreu no dia 18/2 para os coordenadores da APS, referências técnicas de saúde mental e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Juntas Reguladoras dos municípios polo de microrregião de Saúde, coordenadores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), referências técnicas de Saúde Bucal e da ampliação da média complexidade ambulatorial especializada.

“A proposta das oficinas de imersão surgiu da necessidade de atualizar os gestores, prestadores e referências técnicas municipais acerca dos componentes da rede existentes no nosso território, bem como os fluxos de acesso, em busca de uma assistência mais eficiente aos usuários do SUS”, explicou a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SRS Barbacena, Rosiany Araújo.

Foto: SRS Barbacena

Capacitação “Prevenção e Tratamento de Lesões: Cuidados Essenciais e Tipos de Coberturas

Nos dias 11, 12 e 13/2 foi realizada a Capacitação “Prevenção e Tratamento de Lesões: Cuidados Essenciais e Tipos de Coberturas”, que contou com um público de 280 pessoas. O intuito foi o de capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem da assistência, atuantes na Atenção Primária à Saúde e nos hospitais da macrorregião de Saúde Centro Sul para a prevenção e tratamento de lesões, promovendo um tratamento mais efetivo, com consequente redução de contaminações e infecções.

A capacitação foi ministrada por Izabel Sad Chagas, coordenadora da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Centro Hospitalar de Barbacena - CHB/FHEMIG, que abordou desde a fisiologia da pele, sua avaliação, prevenção de lesões em pessoas acamadas, debilitadas e que possuem patologias diversas. E alertou quanto ao surgimento das lesões, os tipos, graus e escala usada para classificação. Izabel enfatizou os tipos de coberturas existentes no mercado e a escolha específica para cada lesão.

Segundo a referência técnica em Atenção Primária da SRS Barbacena, Lívia Pêgo, “foi possível perceber um real interesse dos profissionais em participar, além da dedicação em aprender mais sobre esse tema, que faz parte do dia a dia da assistência e que evolui constantemente em termos de tratamentos e coberturas. Essa capacitação foi um grande passo para garantir uma melhor qualidade de vida à população", avaliou.

Por SRS Barbacena