O município de Boa Esperança, componente da macrorregião de Saúde Sul e um dos 50 abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, foi o anfitrião da primeira reunião conjunta presencial da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano de 2025. Contando com grande participação de gestores de saúde das cinco microrregiões de saúde que compõem a Macro Sul, suplentes e equipe da SRS, o primeiro encontro do ano deste fórum deliberativo foi marcado por pautas importantes, além de ser palco de acolhimento aos novos secretários municipais de Saúde e suas equipes.

A SRS Varginha apresentou uma porcentagem significativa de mudança nas gestões da saúde de seus municípios: 54% de novos secretários municipais de Saúde atuando na região, o que equivale a 27 municípios. Para tal, um time de coordenadores e referências técnicas da SRS compareceu à reunião, a fim de realizar apresentações e trazer pautas detalhadas relacionadas aos assuntos em voga na região para este ciclo. Além da transmissão das pautas e esclarecimentos de dúvidas, a 223ª reunião ordinária de CIB Micro foi sucedida, no mesmo dia, pela 13ª reunião ordinária da CIB Macro Sul, que é mais uma instância de negociação, articulação, pactuação e deliberação entre os gestores municipais e estadual.

Conduzindo a reunião e representando, como superintendente, a SRS Varginha, Luiz Paulo Riceputi deu as boas vindas aos gestores de saúde, reafirmando a parceria da Regional nas pautas que tratam da qualificação e apoio à saúde pública regional. Para Luiz Paulo, “as Comissões Intergestores são o principal espaço de governança interfederativa do SUS no território. Dessa forma, a participação efetiva dos gestores do SUS neste fórum torna-se primordial para qualificação do SUS na macrorregião de saúde sul”. O evento, tendo ocorrido no formato presencial, proporcionou, segundo o superintendente, “a recepção aos 27 novos gestores de saúde que iniciam suas atividades no corrente ano, aproximando-os não só do Estado, como também de seus colegas secretários municipais de saúde”.

Foto: SRS Varginha

José Valter Netto, secretário municipal de Saúde de Boa Esperança e anfitrião da reunião, afirmou sobre a satisfação em receber os representantes dos 50 municípios na cidade. “Poder ser palco da primeira CIB presencial do ano nos deixou felizes e gratos, principalmente, por se tratar de um encontro em que os gestores, além de oportunizar networking, conseguem discutir e colocar em pauta políticas públicas de saúde da nossa região, dando maior celeridade e qualidade ao atendimento à população”, afirmou o secretário, que também é vice-prefeito do município.

 

A CIB

A CIB-SUS/MG foi instituída pela Resolução nº 637, de 25 de junho de 1993, e trata dos aspectos operacionais e de regulamentação das Políticas de Saúde no âmbito da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Em 13 de novembro de 2019, a CIB-SUS/MG aprovou, por meio da Deliberação nº 3.030, o novo Regimento Interno das Comissões Intergestores, que trata também das 14 Comissões Intergestores Bipartite Macrorregionais (CIB Macro) e das 89 Comissões Intergestores Bipartite Microrregionais (CIB Micro) do Estado de Minas Gerais. Tais espaços representam, por sua essência, um foro de diálogo e negociação, onde a presença dos gestores se faz condição para a validação das Comissões - dada a importância do cunho das decisões ali pactuadas.

Por Tânia Corrêa