A Força Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) esteve em Teófilo Otoni, na segunda-feira, 24/2, para capacitar os profissionais da assistência que atuam na rede pública dos 32 municípios pertencentes à área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, com o objetivo de qualificá-los quanto ao manejo clínico das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).

A coordenadora estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial, Danielle Capistrano, explicou que o Governo de Minas Gerais contratou 12 profissionais, sete médicos e cinco enfermeiras, para atuarem nas 28 unidades regionais de saúde do estado, com o objetivo de preparar a rede assistencial para receber e tratar adequadamente os casos suspeitos de arboviroses. “Os participantes tiveram a oportunidade de discutir os casos, o fluxo do paciente dentro do manejo e a organização assistencial”, declarou Danielle.

Foto: Déborah Ramos Goecking

Sobre a situação epidemiológica das arboviroses, a referência técnica da pasta, Rosiane Pessoa Teixeira, ressaltou que desde de 2024 se manteve o registro dessas doenças na área de abrangência da SRS de Teófilo Otoni.  Contudo, entre os meses de novembro a maio, é esperado um aumento de pessoas doentes em decorrência da maior circulação do mosquito Aedes aegypti, que encontra neste período de chuva e calor o ambiente adequado para sua proliferação. “Por isso essa estratégia da Força Estadual SUS é tão importante. A rede precisa estar preparada para fazer o manejo adequado e oportuno do paciente, com o objetivo de diminuir o risco de agravamentos e óbitos”, enfatizou Rosiane.

 

Dia D de Mobilização estadual contra o mosquito Aedes aegypti

Outra ação importante impulsionada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi o Dia D da ação “Minas Unida no combate ao Mosquito”. realizada no último sábado, 22/2, em mais de 800 municípios mineiros. Veja abaixo as imagens do Dia D na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni.


 

Por Déborah Ramos Goecking - Fotos Carrossel: secretarias municipais de saúde