A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, recebe, na segunda e terça-feira, 24 e 25/2, a Força Estadual do SUS, para uma capacitação com o objetivo de preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses. Profissionais da assistência, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos 37 municípios da SRS de Juiz de Fora são preparados para o manejo correto dos casos suspeitos de arboviroses, evitando, assim, agravamento da doença e óbitos.
Segundo o superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, até o momento, no território da SRS de Juiz de Fora, comparando com 2024, foi notado uma incidência menor de casos. “Já estamos percebendo tendência de aumento deste índice em alguns municípios, com alta ou muito alta incidência, por isso a importância de promover a atualização dos médicos e enfermeiros dos serviços de saúde municipais em nosso território” disse Rodrigo.
Presente na capacitação, a assessora da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) Janaína Passos, esclarece que o ano de 2024 foi marcado pela epidemia de dengue em Minas Gerais com mais de 1.100 óbitos no estado e em 2025, há um alerta para a febre amarela, com casos no sul do estado. “Realizar a atualização dos médicos e enfermeiros dos serviços de saúde municipais sobre o manejo clínico das arboviroses é uma forma de identificar em tempo oportuno a doença, conduzir o tratamento de forma adequada conforme a gravidade da doença e, dessa forma, evitar os óbitos é o foco, nesse momento, da Força Estadual do SUS”, disse a assessora. Segundo ela, essa é uma das estratégias da Vigilância em Saúde da SES-MG para, entre outras ações, executar ações de matriciamento, capacitação e teleconsultoria sobre doenças e agravos de interesse à saúde pública.
Força Estadual do SUS/MG
Instituída pela resolução SES nº 9994, de 17 de fevereiro de 2025, a Força Estadual SUS é composta por uma equipe de sete médicos e de cinco enfermeiras, que têm como finalidade potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, nos surtos, endemias e pandemias, nos desastres ambientais naturais ou tecnológicos que impactem na desassistência à população e nas situações que configurem situação de emergência identificada pela Secretaria de Estado de Saúde ou decreto de situação de emergência ou calamidade pública decretados pelos municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.
Em Juiz de Fora, os componentes da Força Estadual que estão presentes são Herbert José Fernandes, médico infectologista e Bruna Nicole Soares dos Santos, enfermeira.