No sábado, 22/02, a ação Minas Unida no combate ao Mosquito mobilizou a população, profissionais de saúde e parceiros em Divinópolis, nos bairros Realengo, Belvedere 1 e Belvedere, São Luís, Espírito Santo, Halim Souki, Itaí, São Lucas, São Geraldo, Primavera e Del Rey, com o objetivo de combater os focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.  A mobilização social ocorreu em mais de 700 municípios em todo estado de Minas Gerais. Na macrorregião de Saúde Oeste, 41 municípios aderiram ao movimento.

A superintendente da regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Silveira Carvalho, destacou que o objetivo foi conscientizar a população, pois a maioria dos criadouros são encontrados dentro das casas. “Uma ação que deve ser diária e de responsabilidade de cada um. Buscamos neste dia fortalecer a  adesão ao combate ao mosquito. Por isso, os municípios estão desenvolvendo diversas ações como blitz educativa, mutirão e palestras em escolas”, pontuou a superintendente.

Foto: Willian Pacheco

O supervisor  geral de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, Leonardo Jerônimo Ferreira,  ressaltou que o município  realizou mutirão em diversos bairros da cidade no sábado, para recolher materiais que possam servir de foco para o mosquito aedes. “Divinópolis saiu de situação favorável para uma situação de alerta no número de casos. Por isso, pedimos que a população também se sensibilize para evitar materiais que possam acumular água, pois precisamos deste trabalho conjunto entre agentes de endemias e a população”, frisou o supervisor.

 

Força Estadual de Saúde

Nos dias 26 e 27/02, 100 profissionais da assistência à saúde dos 53 municípios da macrorregião de Saúde de Oeste participam da capacitação de tratamento aos pacientes acometidos pelas doenças provocadas pelo aedes, no anfiteatro da Universidade do Estado de Minas Gerais. O treinamento é oferecido pela Força Estadual de Saúde, formada por sete médicos  e cinco enfermeiros. “É uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Este treinamento ocorre em todo o estado de Minas Gerais. É uma oportunidade para médicos e enfermeiros da assistência da macrorregião de Saúde Oeste e do Estado para que possam oferecer uma abordagem adequada aos pacientes acometidos pelas arboviroses causadas pelo aedes”, reforçou a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho.

Por Willian Pacheco