Duzentos e noventa e cinco profissionais que atuam em 46 municípios da macrorregião de Saúde do Norte foram selecionados para participar do curso de Qualificação em Vacinação para Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) que está sendo ofertado pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). As atividades foram iniciadas no dia 21/2 e estão sendo disponibilizadas por meio da plataforma virtual da ESP, na modalidade Educação a Distância (EaD).
Inicialmente havia previsão do curso envolver 1,5 mil profissionais de todas as regiões do estado, mas o número de vagas foi ampliado para três mil. Isso porque foram recebidas 6.129 inscrições de 575 municípios, o que motivou a ampliação do número de vagas numa decisão conjunta da Assessoria de Educação à Distância (AEaD) e da Coordenação de Promoção, Cuidado e Vigilância em Saúde.
De acordo com a ESP-MG, A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em viabilizar a realização do curso juntamente com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais visa qualificar os profissionais das unidades de saúde que não atuam diretamente com a vacinação para que reconheçam a importância das ações de imunização e, com isso, se sintam inseridos e reconhecidos sobre seu papel enquanto co-responsáveis dentro das unidades de saúde.
Por isso, o curso que possui 20 horas de carga horária é direcionado a recepcionistas, vigias, profissionais de serviços gerais, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), profissionais de saúde bucal e Agentes de Controle de Endemias (ACEs). As atividades são divididas em três etapas: acolhimento voltado para a vacinação; vacinas e o processo de vacinação; e vacinação: responsabilidade de todos.
Dos 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foram inscritos no curso 198 profissionais atuantes em 35 localidades. Outros 64 profissionais de cinco municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária também tiveram inscrições aprovadas pela ESP-MG. Já a GRS de Pirapora conta com 33 profissionais inscritos no curso e que atuam em seis municípios.
Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde na SRS de Montes Claros, avalia que a iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde e da Escola de Saúde Pública na oferta do curso acontece num momento oportuno em que tanto o estado como o Ministério da Saúde (MS) têm investido em ações voltadas para o aumento das coberturas vacinais.
“O envolvimento de todos os profissionais nas ações de vacinação, desde recepcionistas, motoristas, serviços gerais, técnicos de enfermagem, gestores de unidades de saúde e enfermeiros é de fundamental para que as iniciativas tenham êxito e proporcionem reduzir a possibilidade da ocorrência de surtos de doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas disponibilizadas gratuitamente à população via Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a coordenadora.