Diante do cenário atual em que milhões de brasileiros dependem de doações de órgãos para sobrevivência, há a necessidade de captar doadores, das pessoas falarem para suas famílias que são doadoras. Um dos principais gargalos hoje em Minas Gerais é essa captação.
De acordo com o secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacchereti, o acolhimento da família é um fator fundamental no convencimento da doação de órgãos. ”Fale com seu familiar que você é um doador de órgãos. Isso é algo que ressaltamos sempre para ser a motivação da decisão do familiar”, disse.
O Hospital das Clínicas de Itajubá tem sido um grande parceiro do Estado de Minas Gerais e desde janeiro deste ano, a unidade passou a realizar o transplante de córneas. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou do “I Simpósio de Transplantes do Hospital das Clínicas de Itajubá (HCI): desafios e avanços”.
Alguns dos temas abordados foram, “Desafios e Conquistas do Transplante Renal e Hepático no Interior do Brasil: Uma Perspectiva Regional”; “Transplante Hepático e Câmara Técnica e Desafios Nacionais e Dificuldades e Obstáculos nos Transplantes: O Que Pode Mudar?”.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, reforçou a importância da captação de doadores. ”A nossa gestão tem feito um grande esforço para aumentar o número de transplantes em Minas Gerais e hoje mais de mil pessoas ganham uma nova vida a cada ano no estado graças à rapidez das nossas ações coordenadas para efetivar o máximo de transplantes possíveis”.
Hospital das Clínicas de Itajubá
O Centro de Transplantes de órgãos, tecidos e células do HCI é um centro de referência em transplantes em Minas Gerais. Conta com cinco modalidades de transplantes: coração, fígado, rins, medula óssea e córnea. Segundo dados da instituição, entre 2015 a 2024 houve 82 transplantes de rins, 55 de fígado, 10 de coração e 27 de medula óssea.
Em Minas, a Política continuada de ampliação à doação e transplante de órgãos e tecidos do Sistema Único de Saúde é regulamentada pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.330, de 17 de agosto de 2023, que também prevê incentivo financeiro para realização de transplantes.
Inauguração de um tomógrafo no HCI
O HCI também recebeu cerca de R$ 1,6 milhão para a aquisição de um tomógrafo. A SES- MG participou da solenidade de entrega do aparelho. O diretor geral do Hospital, Seleno Glauber, reforçou o papel do Estado na ampliação do acesso e da qualidade de atendimento das pessoas.
“A gente precisa agradecer ao Governo do Estado, as ações do Secretário de Saúde, junto com as lideranças políticas, principalmente pelo Valora Minas. Isso tem trazido melhoria no rendimento dos hospitais, facilita a nossa receita para a sobrevivência, além de trazer mais qualidade”, concluiu o diretor geral do Hospital.