No sábado 9/11, a macrorregião de Saúde Jequitinhonha se mobilizou no Dia D de Combate às Arboviroses, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o objetivo de intensificar as ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 

Todos os 31 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina estão realizando ações ao longo do ano, e oito deles realizaram atividades no Dia D.

Em Coronel Murta, a mobilização incluiu blitz educativa na praça principal, onde foram distribuídos panfletos e oferecidas orientações para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Berilo organizou um mutirão, abrangendo todos os bairros, enquanto em José Gonçalves de Minas o foco esteve nas ruas e margens do rio, áreas críticas para o acúmulo de água.

Outros municípios, como Itamarandiba e Turmalina, realizaram ações educativas e lúdicas. Em Itamarandiba, o mercado municipal, ponto de grande circulação de pessoas, foi o local escolhido para alertar a população sobre os riscos das arboviroses. Em Turmalina, a equipe de zoonoses usou atividades teatrais nas escolas para conscientizar as crianças sobre a eliminação de focos do mosquito, envolvendo toda a comunidade. 

Em Chapada do Norte, a mobilização incluiu palestras educativas e distribuição de materiais informativos com o tema "AGORA É HORA", visando estimular o engajamento contínuo da população no combate ao mosquito. Os agentes de endemias de Minas Novas intensificaram as visitas domiciliares, com atenção especial às casas sem moradores, locais que frequentemente acumulam água e podem se tornar criadouros do Aedes aegypti. Em Leme do Prado, a estratégia focou nas redes sociais, com a divulgação de um vídeo informativo sobre medidas preventivas.

“A dengue, a zika e a chikungunya são doenças graves e que demandam combate constante. Cada ação realizada no Dia D e ao longo do ano contribui para reduzir a proliferação do Aedes aegypti e proteger a saúde da população. A união entre prefeituras, equipes de saúde e moradores é essencial,” afirmou Kesley Duarte, referência técnica das arboviroses da SRS Diamantina. 

Para a superintendente da regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, o Dia D é uma  grande oportunidade para intensificar a prevenção e conscientização. “Quando todos os municípios se unem em torno desse objetivo comum, conseguimos amplificar os impactos e obter melhores resultados para a saúde da região”, ressaltou Cleya.

Até o dia 11/11/24, o painel de Vigilância das Arboviroses da SES-MG indica que, na 44ª semana epidemiológica, a macrorregião de Saúde Jequitinhonha contabilizou 35.161 casos confirmados de dengue, com 20 óbitos, além de 515 casos confirmados de chikungunya. Esses números reforçam a importância das ações preventivas para minimizar os impactos das arboviroses na região. 

 

Por Ricardo Maciel