A coordenação de Gestão da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora começou a implementar na segunda-feira, 11/11, um novo sistema de organização de atividades dos servidores, baseado numa metodologia criada por japoneses. A ideia é que as atividades possam ser executadas de forma mais organizada, com auxílio de um gerenciador de tarefas online.
Por meio do gerenciador, a coordenação pode monitorar melhor as atividades realizadas. A coordenadora, Liliane Vieira, foi quem teve a ideia de implementar o recurso e explica que "a Gestão é um setor grande e complexo, que reúne diferentes áreas como prestação de contas, compras, financeiro, recursos humanos, entre outros. Então, ter uma forma mais ágil de monitorar as diversas tarefas facilita até mesmo para os próprios servidores", disse Liliane.
A metodologia utilizada é a Kanban. Segundo Liliane Vieira, o Kanban “é uma forma de monitorar todas as tarefas que o setor precisa cumprir, aquelas que estão em andamento e as que foram realizadas. E ainda a tem um espaço para novas ideias e melhorias", pontuou.
Para que cada servidor pudesse conhecer em detalhes a nova funcionalidade, no dia 7/11 o servidor Samuel Ferreira, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ministrou um treinamento para os colegas de setor, no laboratório de informática da Regional. Para Samuel, a necessidade de facilitar o processo de trabalho o motivou a ajudar os colegas. "Algumas instruções muitas vezes podem ser até pequenas, mas poupam um tempo enorme", ressaltou Samuel.